Nunca se soube se foi verdade que Maria Antonieta disse esse frase. Nada foi comprovado. Até hoje historiadores até hoje se esguelam uns aos outros para poder dizer se isso foi verdade. A branquinha madame francesa está nessa imagem aí (quando tinha 14 anos de idade). Reza a lenda que quando alguns camponeses pobres e ingênuos foram ao luxuoso palácio de Versalhes relatar (só relatar, vejam só) que estavam famintos pois não tinham pão, ela deu uma gargalhada safada e exclamou: " Se não tem pão, comam brioches!".
Para quem não sabe, brioches eram (e são) esses pãezinhos enfeitados que eram caríssimos na época. Você, caro leitor, pode perceber que ela estava debochando da desgraça dos pobres. É a mesma coisa que dizer "se não tem peixe, comam caviar!". Há alguns historiadores que afirmam que ela era preocupada com a situação do alto preço do pão. Ela até mandava cartas para sua mãe à respeito disso. Mas também já foi provado outros documentos que Maria Antonieta esbanjava do dinheiro do reino em baboseiras além de ter uma arrogância terrível.
Ainda aos que afirmam que ela não foi uma pessoa má, mais se ela fosse mesmo uma "amante assídua do Reino da França" não teria a coragem de ter tentado fugir da França com seu marido imbecil (o Luizão XVI) na noite em que os revolucionários os pegaram. Se fosse "boa" teria denunciado e não ido para a guilhotina em 1793.
Mas já que o brioche fez tanto alvoroço, vamos ver a receita?
Ingredientes
- 2 tabletes de fermento biológico fresco
- 1 xícara (chá) de leite desnatado
- 12 colheres dosadoras de FINN pó a granel
- 1 colher (chá) de sal
- 2 ovos
- 6 colheres (sopa) de margarina
- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
- Margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma
- Gema para pincelar
Modo de preparo
- Num recipiente, dissolva o fermento no leite, misture o Finn e deixe descansar 15 minutos
- Acrescente em seguida o sal, os ovos, a margarina e a farinha de trigo, amassando bem até conseguir uma massa homogênea e macia
- Unte forminhas de empada e polvilhe com farinha de trigo
- Coloque pequenas bolas de massa dentro das forminhas e em cima, outra bola menor
- Pincele com gema e leve ao forno preaquecido e moderado (180°C) para assar
- Depois de assados, corte na altura da bola menor retire o miolo e recheie com creme ou geléia
- Coloque a bolinha novamente em cima e sirva
Veja, o jeito mais fácil de aprender História é pegando na prática e sendo crítico!


Comente com o Facebook: